BSA em Ceuta – Norte da África

Marcos Daniel Oliveira Santos

Olá meus queridos irmãos, estamos muito felizes em poder compartilhar com vocês mais uma experiência sobre nossas viagens missionárias.
Na última edição, mencionei nossa passagem pelo norte da África em 2014 e falei sobre o CETI, que é um lugar que recebe refugiados de várias partes da África.
Vamos ler a seguir o depoimento do Pastor Alex, um brasileiro que vive em Ceuta e que sempre nos recebe e nos apoia para realizar esse belo trabalho através do Futebol.
Nos vemos na próxima edição. Abraços, Deus abençoe!

DEPOIMENTO – Pastor Alex Machado

Por três anos seguidos tivemos a oportunidade de receber uma equipe da Brazil Soccer Academy em Ceuta e, aqui, realizamos diversos trabalhos por meio do futebol. Fizemos clínicas de futebol, jogos amistosos, reuniões com corpo técnico local e, dentre tantas outras atividades, certamente, destacam-se as visitas ao Centro de Estância Temporária de Imigrantes (CETI). O CETI é um local onde ficam alguns imigrantes da África subsaariana. Esses imigrantes atravessam o deserto do Saara e alguns conseguem, depois de muito sofrimento, cruzar a fronteira e entrar em Ceuta. No CETI, eles têm asilo político e são cuidados pelo governo europeu. Ficam lá por um período de aproximadamente um ano até conseguirem trabalho, regularizarem documentação e, então, são enviados a outras cidades da Espanha.

É um local fechado, mas Deus tem usado a BSA para abrir portas e sempre que fomos, foi incrível poder jogar com eles e ver o sorriso estampado no rosto daqueles que, em seus últimos meses, basicamente experimentaram dor e sofrimento. Ao verem um time do Brasil, todos se animam e as oportunidades criadas são maravilhosas. Ali não temos permissão para compartilhar um estudo bíblico ou uma atividade evangelística. Cabe sempre ao bom testemunho da equipe BSA a tarefa de mostrar que estão ali para muito além de jogar futebol, não se preocupando com vitória ou derrota no resultado do jogo, mas sabendo que a conquista principal é o fato de poder fazer amizades, conhecer histórias e abrir portas. Assim, demonstram o amor de Jesus Cristo por meio de simples ações dentro do campo.

Como obreiros no campo, posso testemunhar que uma atividade como essa abençoa em muito o trabalho missionário. Ceuta é uma cidade pequena e essa programação é sempre noticiada no jornal local. BSA já está conhecida na cidade e mesmo que, na maioria das atividades não possamos compartilhar diretamente sobre o sacrifício do Cordeiro de Deus, as pessoas já sabem que a cada verão virá uma equipe que ama a Deus e que tem algo diferente para dar e ensinar. Muitos já estão esperando o regresso da equipe e nós, que trabalhamos sozinhos no campo, estamos ansiosos pela chegada deles.

Que o Senhor abençoe essas pessoas do CETI. Oramos para que as sementes que foram semeadas nessas terras possam germinar e dar frutos para a honra e glória de Deus.

 

FAMÍLIA MACHADO (Alex, Thaís, Pedro e Lucas)
Pastor batista, bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida – Atibaia, SP.
Trabalhando com a implantação da Igreja Batista em Ceuta e auxílio à igrejas e líderes do Norte da África. Treinador de futebol da categoria “Prebenjamin” do time A.D. Ceuta (time que disputa 3ª divisão do campeonato espanhol).

 

 

 

 

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *