Aprendendo com as tribulações

Marise Salete Almeida Fontes

Mesmo que tentemos fugir, todos nós enfrentaremos lutas e tribulações em algum momento de nossas vidas. Problemas fazem parte da vida do ser humano. Mas porque isso acontece? A bíblia diz que Deus permite as lutas para que possamos crescer na Sua graça e conhecimento. Assim, ao passarmos por provações e sermos aprovados, somos aperfeiçoados espiritualmente e podemos ajudar outros que se encontrem em dificuldades semelhantes.

Em Romanos 8:28 o apóstolo Paulo diz: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito”. Em João 16:33 Jesus nos diz: “(…) no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Precisamos ter paciência, ânimo e esperança. Ore, leia a Bíblia e medite sobre os seus ensinamentos. Deus permite que passemos situações adversas para que nossa fé e confiança n’Ele sejam provadas e cheguemos vitoriosos.

Precisamos ser humildes, recorrer a Deus, nos dispor a ajudar outros, ter paciência e esperança de que o Senhor nos ajudará a superar todos os obstáculos em cada etapa que ultrapassarmos rumo à vitória final.

Quando passarmos por tribulações não devemos nos desesperar. Perceba que o próprio Cristo, em João 16:33, não garantiu que aqueles que O seguissem estariam livres de aflições. Pelo contrário, Ele disse que elas existiriam. Devemos buscar nEle a verdadeira paz e direção para passarmos por esses momentos e sairmos vitoriosos, pois Ele venceu o mundo (as lutas, as adversidades, a morte e tem todo poder no céu e na terra). Ele pode ajudar os que lhe pedem amparo e creem que serão atendidos no tempo oportuno. Não desanime! O Senhor está ao seu lado nessa luta! Somente Deus tem conhecimento sobre o que se passa em sua vida. Creia que o socorro chegará no momento exato! Não pense que as lutas impedirão o Criador de atingir os Seus propósitos.

Se o Senhor tiver a intenção de usar somente aqueles que não possuem aflições, terá uma tarefa bastante complicada para selecionar essas pessoas. O que importa para Deus é o seu coração, a sua sinceridade, a sua vontade de cumprir os propósitos dEle. Então, podemos pensar: “afinal, para que servem as lutas?”. Só posso responder que as lutas servem para aperfeiçoar-nos.

Somos homens e mulheres com nossas vidas voltadas para o futuro. Guarde as palavras de Paulo em Romanos 8:18: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. Então, além de produzir paciência, experiência e esperança em nossa vida, além de consolação e benção para outros, a tribulação produz glória para nós; o que nos remete à vida eterna, quando seremos totalmente transformados pelo Senhor à imagem incorruptível de Cristo. Sendo assim, vivemos o presente, aprendemos com o passado, mas a vida cristã é voltada para o futuro, para a eternidade. A nossa esperança está para além da vida aqui na Terra, além desta realidade que contemplamos com os olhos carnais. Esperamos dias e coisas melhores, novos céus e nova terra, conforme Deus prometeu. E estamos certos de que Ele é fiel para fazer infinitamente além do que pedimos ou pensamos.

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *