MARTA E MARIA

Leonardo O. Gomes

Marta e Maria viviam em Betânia com seu irmão Lázaro. A bíblia é clara em afirmar que Jesus amava essa família. O primeiro encontro das duas com Jesus é narrado no capítulo 10 do evangelho de Lucas. Este nos relata, a partir do verso 38, Jesus no meio de um conflito familiar. Marta O havia recebido em sua casa, mas não estava satisfeita pelo fato de sua irmã Maria preferir ficar assentada aos pés de Jesus ao invés de ajudá-la nos afazeres. Jesus, então, a adverte afirmando que “Maria havia escolhido a melhor parte.
Analisando com olhos naturais entendemos perfeitamente a posição de Marta, no entanto, o Senhor não enxerga com olhos naturais e ele tem algumas preciosas lições a nos ensinar com esta passagem:
• A primeira delas é que nada pode ser mais importante para nós do que ouvir a voz de Jesus. É essa voz que nos guia e orienta fazendo com que trilhemos “um caminho mais excelente”;
• A segunda lição que podemos extrair dessa passagem é que há coisas lícitas capazes de nos privar de ouvir a voz do Senhor. Algumas delas até podem estar disfarçadas de “atividades para Deus”. Observem que Marta estava envolvida em afazeres para servir ao Senhor e seus discípulos (Lucas 10:40) quando reclamou da falta de cooperação de sua irmã.
No entanto buscar ouvir o Senhor não é uma desculpa aceitável para não O servirmos. As duas ações devem ser praticadas diariamente: ouví-Lo para depois serví-Lo é nosso dever e privilégio.
O segundo encontro das duas irmãs com Jesus trata-se da narrativa da ressureição de Lázaro (irmão de Marta e Maria). Vamos tentar extrair algumas lições desse episódio:
• O fato de Jesus nos amar não nos livra de passar por adversidades: se você ler atentamente João 11: 1-6 e 14 você vai notar que:
— Jesus estava ciente que Lázaro estava enfermo;
— Mesmo assim Jesus demorou mais 2 dias no lugar onde estava;
— Jesus amava essa família (verso 5);
— Jesus usa nossas adversidades para manifestar a Glória de Deus (verso 4).
Isso significa que, mesmo nos amando e ciente das nossas adversidades, Jesus muitas das vezes não vai trabalhar da forma e no tempo que nós queremos. Devemos crer que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” e que por meio das nossas adversidades há de se manifestar a Glória de Deus;
•Devemos desejar estar com Jesus sempre: Ao compararmos o relato do primeiro encontro das duas com Jesus com o relato deste segundo encontro, podemos notar algo no mínimo curioso: no primeiro momento, de tranquilidade e descontração, Maria escolheu ficar aos pés de Jesus ouvindo seus ensinamentos, enquanto Marta escolheu se envolver com seus afazeres. No segundo momento, de dor, desespero e aflição, Marta correu para Jesus enquanto Maria “ficou assentada em casa”.
Esse detalhe, aparentemente insignificante, revela uma verdade a nosso respeito. Muitos de nós só querem ficar perto de Jesus enquanto as coisas estão sob controle, outros se preocupam com as coisas desta vida e deixam para busca-lo quando a adversidade surge.
O que aprendemos com este exemplo é que os dois comportamentos são igualmente reprovados pelo Senhor, pois no primeiro relato Jesus diz a Marta que Maria “havia escolhido a melhor parte” (Lucas 10:42) e no segundo relato Jesus manda que Marta chame Maria quando nota que ela não veio ao seu encontro (João 11:28).
• Deus não vê, pensa ou age como o homem: Ao ler os versos 21-32 e 37 de João 11, você notará que tanto Marta, Maria e os Judeus tinham a mesma visão sobre o ocorrido e fazem comentários bastante semelhantes: “…se Tu estivesses aqui ele não teria morrido”. Uma adoradora (Maria), uma serva pronta para o serviço (Marta) e alguém que não tinha intimidade com Jesus (os Judeus) com a mesma visão míope sobre as circunstâncias adversas e sobre o poder de Deus. Eles limitavam o poder de Jesus a curar e evitar a morte e não entendiam que Ele, como Filho de Deus, tinha poder até sobre ela.
• Aquele que crê em Cristo, ainda que esteja morto, viverá: A última lição é também a mais importan¬te. Todos nós andávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Cristo, através do Seu sacrifício na cruz, nos deu direito à vida eterna. Portanto, todo aque¬le que crê em Cristo, ainda que esteja morto, viverá!

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *