Instituto Teológico da 1ª Igreja Batista do Livre Arbítrio de Uberlândia

Alexsandro dos Santos Fernandes

 

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.” (Oséias 4:6)

O texto bíblico em questão prima pela clareza e rigidez ao atribuir as derrotas e a destruição da nação de Israel, tantas vezes mencionadas no Antigo Testamento em especial, à falta de conhecimento da Palavra de Deus por parte dos israelitas.
Bom esclarecer que tal conhecimento não se achava fora do alcance dos mesmos, muito pelo contrário. Os israelitas, a bem da verdade, haviam deliberadamente rejeitado a instrução que Deus revelara a eles através dos profetas e de sua Palavra escrita.
Os sacerdotes da época, por sua vez, líderes da nação, haviam agido com extrema negligência, deixando de ensinar a Palavra de Deus ao povo, permitindo com isso que se fragilizasse e se tornasse suscetível a todo tipo de malefício, em especial à idolatria tão condenada pelo Senhor. Infelizmente, esse quadro não mudou muito nos dias atuais. Não são poucos os “crentes” que, por desconhecerem a Palavra de Deus, são seduzidos pelos costumes mundanos e trilham erroneamente o caminho que certamente os conduzirá à destruição.
Situação semelhante se denota em relação aos líderes cristãos dos nossos dias que, em grande parte, tem se omitido na nobre missão de ensinar o texto sagrado àqueles que o Senhor lhes confiou como Igreja.
Interessante que o mesmo profeta Oséias, logo após advertir a nação, apresenta a solução para a reversão de seu quadro de escravidão e derrota, instruindo-a, pois, a “conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor” (Os. 6.3). Em outras palavras, o profeta deixa claro que somente o conhecimento da Palavra é capaz de proteger o povo de Deus do engano perpetuado mundo afora.
Balizados nisso, bem como no fato de que um dos maiores legados deixados por Jesus foi o ensino da Palavra de Deus, cientes ainda da nobre missão da Igreja de espalhar a verdade nela contida, começamos há algum tempo a sonhar com a implantação de um curso teológico. Seu objetivo seria, obviamente, o ensino mais aprofundado da Palavra a todos que tivessem interesse, e também a preparação de futuros obreiros para a seara.
No segundo semestre do ano passado, Deus nos concedeu a graça de iniciarmos o curso teológico com duas turmas, uma às terças-feiras e outra aos sábados. Contávamos à época com aproximadamente 40 (quarenta) alunos. Atualmente, concentramos as aulas em apenas uma turma, às terças-feiras, porém, com a manutenção do número de alunos. Isso é maravilhoso!
O curso teológico básico durará 02 (dois) anos, divididos em 04 (quatro) módulos independentes. Ao final, os alunos terão uma boa noção sobre teologia, conhecerão bem melhor a Bíblia e estarão aptos a atender seus chamados divinos e assumir novos desafios na Obra do Senhor. Além disso, estarão prontos para prosseguirem os estudos, ingressando, caso queiram, no Curso Teológico Avançado que pretendemos implantar em breve.
Pertinente lembrar, ainda, que nosso curso é aberto à comunidade, não se restringindo, pois, aos membros de nossa igreja. Irmãos de outras denominações e minist érios podem ingressar e estudar conosco.
Mais um sonho realizado, mais presente a nós concedido pelo Senhor! Mas não paramos por aqui. Estamos constituindo, inclusive juridicamente, nosso Instituto Teológico que abarcará diversos outros cursos e, em breve, se tornará realidade.
Nossa igreja sempre primou pelo ensino da Palavra e para honra e glória do nosso Senhor, essa tradição tem sido preservada. Atendendo ao conselho do profeta Oséias, não nos cansaremos de buscar o conhecimento e jamais deixaremos de prosseguir em conhecer ao Senhor.
Finalizo este artigo deixando meu agradecimento, primeiramente ao Senhor, e em seguida aos irmãos que estão comigo à frente desse magnífico projeto, a saber, Joas, Toniel, Edvaldo, Cleonice e Nicole. Bem sei que, brevemente, precisaremos aumentar essa equipe, mas estou certo também que no tempo oportuno o Dono da Seara levantará novos obreiros para incrementá-la.
Faço minhas as palavras proferidas pelo autor de Hebreus, ao afirmar que “a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hb 4:12).
Esta poderosíssima Palavra precisa ser pregada e ensinada em todo tempo! Ela é viva e eficaz, traz revelação, acresce nossa fé e nos torna verdadeiramente livres!
Avancemos irmãos! Grandes coisas nos aguardam da parte do Senhor!

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *