E serás como uma árvore…

Danillo Montes Gumerato

“Será como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará”. (Sl 1: 3)

A Palavra de Deus é recheada de metáforas. O livro de Salmos inicia com uma comparação muito interessante e profunda entre o cristão e a árvore. Ao aprofundarmos nesse tema vemos que a vida cristã baseada no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus nos torna pessoas prósperas e frutíferas.

Firmeza e sustentação é o que mais precisamos nesses dias. Sendo assim, a raiz no sentido espiritual fala da sustentação e profundidade da vida cristã arraigada e edificada em Cristo.

O caule é a coluna principal do vegetal e sua função é sustentar os ramos, as folhas, flores e frutos, ligar as raízes e conduzir as substâncias importantes. Representa a estrutura espiritual de uma vida cristã equilibrada sobre o fundamento, que é Cristo. O vento, a chuva e o sol, ou seja, as lutas tentarão te castigar, mas uma vida resiliente na Presença de Deus te sustentará.

As folhas realizam trocas com o meio ambiente externo, assim como as palavras e o testemunho demonstram um caráter moldado e transformado pelo Espírito Santo. “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz” (Ralph Valdo Emerson).

As flores representam uma vida transformada pelo poder do sangue de Jesus, uma vida frutífera com brilho, beleza espiritual e o bom perfume de Cristo.

A árvore é conhecida pelos seus frutos e eles devem proteger a semente que é a Palavra de Deus no nosso coração e também trazer alimento para as vidas que estão ao nosso redor.

Podemos dizer que a prosperidade não está no “ter” como o mundo apregoa, mas sim no ”ser”. , Temos um papel de suma importância numa sociedade extremamente degradada em seus valores e princípios. Devemos trazer equilíbrio, sustentação e descanso através de Cristo em nossa vida. Pois, sem Ele nada podemos fazer.

“…Tudo quanto fizer prosperará!”

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *