“… E os dois se tornarão uma só carne.”

Leonardo de Oliveira Gomes

Dando prosseguimento aos nossos estudos sobre Finanças Pessoais pretendemos tratar de uma tema igualmente importante e delicado: Finanças e o Casamento.

O casamento é a base da unidade familiar. É mediante a união entre um homem e uma mulher que se forma o núcleo a partir do qual a família pode se multiplicar. Homem e mulher, outrora dois seres totalmente independentes agora se tornam “uma só carne” unida física e espiritualmente.

Nesse contexto, como devemos tratar as finanças pessoais? Adotamos a postura do “cada um por si e Deus por todos”? Compartilhamos receitas, despesas, sonhos e planos? Dividimos as despesas e cada um faz o que quiser com as suas “sobras”? Separamos o MEU dinheiro do SEU dinheiro? Como administrar as finanças se um dos dois não possui renda? E se a mulher ganhar mais do que o homem – o que é cada vez mais comum?

Esse tipo de dúvida é relativamente recente pois advém das mudanças sociais ocorridas no último século que acabaram permitindo, ou até mesmo exigindo, que não apenas o homem trabalhe fora e gere receitas para a família. Os dilemas acima tornam-se ainda mais relevantes quando consultamos as estatísticas e nos deparamos com o fato de que atualmente o “dinheiro” tem sido a segunda maior causa de divórcios no mundo.

Diante de um assunto tão importante, com poder de impactar tão severamente o casamento – um projeto de Deus para nossas vidas – como devemos nos posicionar? Só há uma resposta minimamente aceitável: À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

A Bíblia Sagrada apresenta mais de 2.350 passagens que tratam de temas relacionados às Finanças Pessoais e as Finanças para casais estão inseridas nessa lista. Hoje apresentaremos 2 princípios base que podem ser úteis para o seu casamento:

1. O Conceito de Jugo Desigual FINANCEIRO: O tema jugo desigual é frequentemente utilizado para tratar apenas dos casos onde um cristão se relaciona com uma pessoa que ainda não entregou sua vida para Cristo, mas esse conceito também tem aplicação para um relacionamento entre dois salvos por Cristo. Podemos definir jugo desigual, de forma simplificada, como a união de duas pessoas com objetivos individuais diferentes. Ao aplicarmos esse conceito às finanças para casais podemos afirmar que um casal que não compartilha dos mesmos objetivos financeiros vive em jugo desigual financeiro e as consequências dessa situação são o constante conflito por temas relacionados ao dinheiro. Como resolver essa situação: apresentando regularmente ao Senhor, em oração, todos os planos financeiros que terão impacto na vida do casal e da família como um todo. Compartilhando de forma transparente as oportunidades e desafios financeiros que certamente surgirão e principalmente, colocando os planos de Deus acima dos planos individuais de cada cônjuge.

2. A Lei do retorno: A palavra de Deus orienta o homem a amar sua esposa e a esposa a respeitar o seu marido. Certamente o Senhor sabe o que cada um de nós precisa e se Ele disse que nós homens precisamos de respeito e que nossas esposas precisam se sentir amadas o conselho deve ser levado a sério.

Ocorre que não é sempre que nós homens fazemos por merecer o respeito de nossas esposas, e nem sempre nossas esposas fazem por merecer nossas expressões de amor e quando isso acontece, prontamente deixamos de expressar nosso respeito e amor uns pelos outros.

E aí que a Lei do Retorno entra: ao pararmos de expressar tais sentimentos transformamos o ciclo virtuoso criado por Deus em um ciclo vicioso que destrói nossos relacionamentos. E a má noticia é que geralmente é no campo das finanças de casais que essa quebra do ciclo é mais sentida. Precisamos estar vigilantes para não deixar que isso ocorra.

Finalmente, gostaríamos de convidar você para participar do nosso II Workshop de Finanças Pessoais onde trataremos do tema:
FINANÇAS PARA CASAIS: DEUS COMO O SENHOR DA NOSSA VIDA FINANCEIRA CONJUGAL.

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *