DISCOVERY CHRIST AC. DC – Como era há 2018 anos atrás?

Há mais ou menos 2.000 anos atrás, o amor andou no meio de nós. Jesus Cristo ensinou, comeu, dormiu, brincou, trabalhou e nos mostrou o amor em um lugar com costumes e tradições próprios e específicos. Igual em toda região em que conhecemos, temos diferenças culturais, governos e leis. Na época de Jesus não era diferente.
Jesus nasceu em Belém e, logo depois de nascer, foi para o Egito com seu Pai José e sua mãe Maria, fugindo do rei Herodes, que havia mandado matar todos os meninos com menos de 2 anos de idade (Mt 2:13-18). Ficaram dois anos no Egito e sua família seguiu para Nazaré.
A região onde Jesus nasceu, integrava o Império Romano, que abrangia todo o entorno do Mediterrâneo, incluindo partes da Europa, da África e da Ásia. O imperador na época de seu nascimento era Augusto (27 a.C.- 14 d.C.), onde a Judeia foi conquistada pelos romanos em 63 a.C.
Três idiomas eram amplamente usados na Palestina: Aramaico, Língua que se aprendia na primeira infância; Hebraico, Idioma litúrgico judaico, que as crianças aprendiam na escola; e o Grego. Já o Império Romano tinha dois idiomas, latim e grego.
A escola ficava na sinagoga e era só para meninos. Eles aprendiam a ler, escrever e fazer contas. Também recebiam algumas noções de geografia.
A maior parte das pessoas tirava o sustento da agricultura. As famílias costumavam viver em povoados e cultivar um pedaço de terra nas redondezas. Quase sempre criavam animais menores, como ovelhas e cabras, sendo rara a criação de gado bovino. Algumas famílias, ainda, criavam galinhas ou pombos, usados em sacrifícios.

Guilherme Herrera Serafim dos Santos

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *