Desperta para agir!

Poliany Naves

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” (Ef 5.14)

Logo de manhã o relógio nos desperta para levantar da cama e começar o dia. Mas muitas vezes, apesar de estarmos com os olhos abertos, continuamos dormindo para a vida ou vivendo no modo automático, sem perceber a beleza daquilo que Deus nos proporcionou e a responsabilidade que temos com o que Ele nos entregou e, assim, passamos os nossos dias sem propósito ou direção.

O apóstolo Paulo, quando escreveu a carta aos Efésios, os convocou para um despertar, chamou aqueles que estavam dormindo para que se levantassem de entre os mortos (aqueles que estavam em trevas), para que não fossem insensatos, nem néscios, mas para que andassem como sábios procurando compreender qual era a vontade do Senhor, e acrescentou que Cristo os iluminaria e passariam a ver.

Jesus é quem traz luz a todas as coisas, ilumina onde há trevas e escuridão. Ele é o cabeça, aquele que dirige os passos; é a pedra angular, ou seja, a pedra fundamental da obra e sem Ele a base é frágil e insustentável. E a igreja é comparada a um corpo bem ajustado, onde cada um faz a sua parte no desempenho do serviço para a edificação, até que todos cheguem ao amadurecimento e à unidade da fé, não sendo mais como meninos andando agitados de um lado para o outro e levados por todo vento de doutrina e artimanhas de homens que conduzem ao erro, mas firmados na verdade que é Jesus e responsáveis no cumprimento da missão de Deus para as suas vidas conforme os dons recebidos Dele.

Como é possível despertar, acordar deste sono profundo e passar a ter uma vida com sentido?

Primeiro, deixando Cristo dirigir a nossa vida. Muitas vezes, deixamos o passado, as marcas, as dores ou o orgulho dirigirem os nossos dias, mas devemos entregar a direção para Jesus. Não podemos deixar que estas coisas dirijam nossos pensamentos, nossas ações e nosso viver. Como disse o profeta Jeremias, precisamos trazer à memória aquilo que nos traz esperança e, para isso, é necessário abrir o coração com sinceridade para Jesus e deixá-lo iluminar todas as áreas de nossas vidas, em especial, aquelas que precisam ser transformadas. Somente através Dele podemos ter uma vida com propósito e direção corretos.

Em segundo lugar, é preciso descobrir a nossa identidade em Cristo. Deus criou cada um com um DNA, com dons e talentos que foram dados pelo Espírito Santo. Não conseguiremos descobrir quem somos olhando para nós mesmos, mas olhando para Deus, que é o Criador. Precisamos descobrir a nossa essência Nele.

No evangelho de João 10:10 diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”. O diabo faz tudo para roubar o que Deus nos deu de mais precioso, a nossa identidade, mas Jesus nos restaura e voltamos a ser aquilo que Deus nos formou para ser quando deixamos Ele dirigir a nossa vida.

Em terceiro lugar, é necessário ter atitude e não olhar para as circunstâncias, mas para Deus, para viver a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável.

Na Bíblia, temos vários exemplos de homens e mulheres que despertaram e independente das circunstâncias em que viviam tiveram atitude para acordar, se levantar e viver o seu propósito de vida.

No livro de Juízes, capítulos 4 e 5, conhecemos a história de Débora, uma mulher casada, profetisa e juíza sobre Israel. Atendia debaixo da Palmeira e os filhos de Israel vinham até ela. Viveu em um tempo e numa sociedade em que a mulher não tinha voz, por isso, é muito provável que tenha enfrentado preconceitos, julgamentos e muitas dificuldades, mas ainda assim, aconselhou a sua nação e cumpriu a sua missão.

Ela tinha intimidade com Deus e isso gerava autoridade, porque buscava em Deus e não em si mesma. Sabia que seus conselhos, direcionamentos e julgamentos poderiam ser veneno ou remédio para aquela nação e, por isso, era responsável, falava da parte de Deus e não dos seus interesses ou vontades. Ela estava disponível, não à toa, mas com disponibilidade e atitude para cumprir o chamado de Deus e se preocupava com a dor e com os problemas dos outros. Além disso, ela orientava como deveria ser feito e também ia para a guerra, demonstrando fé e confiança no que Deus lhe mostrou.

“Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda” (Jz 5:12). Débora era uma pessoa comum, porém obediente a Deus e de atitude, por isso acordou, despertou e salvou Israel. Essa também foi a orientação do apóstolo Paulo à Igreja de Éfeso, “…desperta o tu que dormes…” e hoje, o Senhor traz o mesmo direcionamento para nós. DESPERTA!!!! Saia da inércia, dê o primeiro passo.

Em Ezequiel 22.30 diz: “Busquei entre os homens um que tampasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei.”. Deus procura por pessoas com corações moldáveis e que se coloquem na brecha. Ele não nos usa pelo que nós somos, mas pela Sua bondade e graça sobre as nossas vidas. Débora se colocou na brecha. E você, tem se colocado na brecha? As circunstâncias e as dificuldades não podem ser maiores que a sua missão assim como não foram para ela. Acorda, desperta, tu que dormes.

E para finalizar, lembre-se da história da oração dos fazendeiros: “Dois fazendeiros oraram a Deus pedindo chuva para regar as plantações, porém somente um deles saiu para preparar os campos. Qual deles estava pronto para receber o que pediu a Deus? O que teve a atitude de ir preparar os campos para receber o pedido da oração.” Após despertar, aja!

Desperta Mulher!

 

PARTICIPE DOS ENCONTROS DE MULHERES!
TODO PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS – 17:00
AV. RIO BRANCO, 913 – CENTRO – UBERLÂNDIA

Por favor, siga e compartilhe:
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *