Maria Helena Moura (Leninha)
“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25:35-40)
Temos na Igreja Primitiva um exemplo de como nós cristãos devemos fazer para o cumprimento da vontade de Deus em nossas vidas e na vida do próximo. Os primeiros cristãos aprendiam com seus líderes, se reuniam como famílias, repartiam seus bens, ajudavam e perseveravam em oração, davam louvores à Deus e, assim, a igreja (assembleia) crescia. (At 2:44-47).
Vivemos em um tempo onde a corrupção, a desumanidade, a ausência de amor, a busca incessante por sucesso, fama, dinheiro tem gerado um desequilíbrio na sociedade. A desigualdade social tem levado famílias a lutar pela sobrevivência, uma vez que o valor do salário recebido nem sempre oferece condições de uma vida digna.
Enquanto igreja do Senhor Jesus Cristo, nosso objetivo é adorar ao nosso Deus, sermos gratos por tudo o que temos aprendido, ensinar e ajudar aqueles que ainda não O conhecem. Vidas podem ser transformadas quando você leva o amor (Deus) para as pessoas. E Deus tem nos alertado para olhar ao nosso redor e ver que existem pessoas que precisam de nós cristãos (crentes em Jesus Cristo).
O nosso Deus é tão misericordioso que Ele coloca em nosso coração esse anseio de ajudar, ter compaixão, orar e falar do Seu amor para as pessoas. Por isso, é importante que a igreja tenha, dentre tantos outros ministérios, um que atenda às necessidades daqueles que mais precisam.
Quando falamos de Ação Social dentro de uma igreja temos que ressaltar seu significado. Para que a Ação Social seja implementada existe a necessidade de projetos e parcerias (comunidade, empresas, governo) para “não apenas dar o peixe” e sim “ensinar o indivíduo a pescar.”
Atualmente, na 1ª Igreja Batista do Livre Arbítrio de Uberlândia, prestamos assistência para os membros da igreja e para outras pessoas que necessitam, a partir de solicitações feitas diariamente.
As doações de irmãos da igreja possibilitam a realização de nosso trabalho com distribuição de cestas básicas e de auxílio financeiro, além de custear outras demandas. Prestamos atendimento em saúde (aferição da pressão arterial e glicemia) visando prevenção de doenças; visitamos pessoas enfermas; fazemos doação de roupas, calçados, material escolar e de outros itens conforme a necessidade.
Novas ideias têm surgido para que a obra avance. Mas, antes de qualquer passo, é preciso fazer um compromisso com Deus, porque a obra é Dele, a direção vem Dele e, trabalhando em equipe, Ele tem nos instruído e agido em nosso favor. Temos que pedir a Deus que nos mostre o caminho e, com disposição e alegria, servir na obra para que Seu nome seja glorificado. É gratificante saber que as ações deste ministério têm contribuído para que pessoas sejam acolhidas, alimentadas e instruídas na Palavra de Deus.
O ministério social conta com sua oração e de toda a igreja! “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” (1 Co 12:27).